IPGII

Velozes e Furiosos?

Vivemos tempos difíceis. Parece que o planeta está girando velozmente sobre seu eixo imaginário, e os homens agem furiosamente, enquanto, com os pés na terra, nos trasladamos numa ampla volta ao redor do Sol pela órbita que lhe foi traçada.

Guerras na Europa, no Oriente Médio, crises financeiras e espirituais, dores familiares, perdas inesperadas. Com esse cenário muitos estão à beira de perder a esperança. Mas o Salmo 27 nos lembra que a fé que confia é a fé que resiste.

Nos primeiros três versículos o salmista nos lembra: Quando tudo diz ‘não’, Deus continua no controle e podemos confiar. O salmo começa com uma declaração poderosa de fé: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei?”

A luz de Deus dissipa o medo, a Luz que é sempre presente na vida daquele que crê:

Na sequência, Davi destaca um desejo central: “contemplar a beleza do Senhor” e estar em Sua presença. O desejo mais profundo do rei, não era vencer os inimigos, mas contemplar a beleza do Senhor.

Quando os tempos são contrários e as tempestades assolam a nossa alma, quando nos sentimos cercados e a derrota parece iminente, nossa primeira reação é agir furiosamente, – eu vou atirar primeiro! Grita a nossa mente. Antes, o Rei nos convida a meditar nEle. Porque é Ele quem nos acolhe e nos exalta. Salmo 27:5–6.

Meditar nos feitos de Deus que cuida e guarda através da história é afirmar que, seja o que for, podemos confiar naquele que nos esconde no abrigo e nos coloca sobre a rocha. Mesmo quando a alma treme, a fé fala mais alto.

O rei Davi ora, pede, clama, mantendo a fé com esperança inabalável. Ele assevera: mesmo que tudo esteja assim, verei a bondade do Senhor! Salmo 27:7-13. Esta é uma declaração forte. Ele não via com os olhos, mas cria com o coração. É esse o convite do rei salmista para Israel, e é o convite do Rei dos reis para o seu Israel: a Igreja. 

Espere no Senhor! Não espere nas circunstâncias, espere em Deus. Seja forte, tenha bom ânimo: a bondade do Senhor ainda será vista na sua vida! E será um testemunho eterno para aqueles que lhe conhecem. “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” Hebreus 12:1-2 ARA‬‬.

Jamais aja velozmente, nem furiosamente… “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.” 

Por: Seminarista. Ronelx Aguilar Villavicencio.

plugins premium WordPress