IPGII

Resista à Sedução Cultural

A igreja que é chamada do mundo também é enviada ao mundo para representar o reino de Deus. Estando no mundo, como membros da igreja, somos chamados a resistir. A igreja é chamada para ser sal da terra e luz do mundo (Mt 5. 13, 14). Deus envia sua igreja para servir numa sociedade cuja cultura é hostil.

Na sociedade há ídolos que governavam os indivíduos. Os ídolos exercem domínio por meio de todas as facetas da cultura. A igreja é colocada na sociedade cuja cultura está eivada de paganismo. Faz parte do sistema cultural existente: a sedução, a pressão e a perseguição. Daí a igreja tem que resistir. Ela jamais pode ceder.

A idolatria está presente em todas as estruturas da sociedade contemporânea: na política, na educação, na arte e na gastronomia, apenas para citar alguns exemplos. Nela, isto é, na sociedade, a igreja é chamada a resistir à sedução cultural, porque existe na sociedade uma cultura Anti-Deus, cuja sedução é avassaladora. Todavia, o que é preciso ter para resistir a sedução da cultura pagã?

Em primeiro lugar, é preciso convicção sólida (Dn 1. 8). O profeta Daniel é um bom exemplo daquilo que estamos compartilhando. Ele tinha recebido instrução desde a tenra idade. Sabe quem é o Senhor (Dn 1. 2). O que recebeu desde muito cedo o habilitou a tomar decisão naquele momento da história.

Com isso, entendemos que convicção sólida não é uma coisa de um dia nem de um momento, mas um processo de uma vida inteira. Para se ter convicção bem firmada é preciso ter recebido educação cristã sólida desde muito cedo.

Pergunto: Como tem sido a educação dos nossos filhos? Como tem sido o nosso discipulado comunitário? Entenda bem, se os membros da igreja não tiverem uma convicção madura, uma convicção sólida, então, eles facilmente sucumbirão à sedução cultural.

Em segundo lugar, é preciso discernimento espiritual (Dn 1. 8). Toda cultura apresenta o seu glamour, bem como o seu encanto.  A sociedade contemporânea está repleta de cores e estética, coisas que são encantadoras. Toda sociedade apresenta os seus manjares. Os atrativos são muitos.

Daniel viveu num ambiente cultural sedutor. Porém, o profeta Daniel tinha mais do que convicção bíblica, ele tinha discernimento espiritual. Por isso, não cedeu à sedução cultural.

Resistir à sedução cultural não é uma questão de força nem de músculos. Resistir a sedução tem relação com a força que vem dos valores recebidos, que geram convicção sólida. Os valores recebidos, que produzem convicção sólida, treinam o cristão para DISCERNIR o que é pernicioso, assim como o que é contrário à Escritura.

Talvez você pergunte, “qual o problema com comida?” Daniel conseguiu discernir que não era apenas uma questão de comida. Comida e bebida fazem parte do hedonismo. Comer e beber é bom demais. Comida, bebida e sexo são coisas que arrebatam as pessoas. Os três fazem parte da busca humana pelo prazer.

Veja bem, tanto é assim que se não existe vida após a morte, o apóstolo diz: “[…] comamos e bebamos, que amanhã morreremos (1Co 15. 32). Mas, se existe vida após a morte, então coloque o pé no freio, porque você terá que prestar contas ao Rei do universo. Acredite, comer e beber são as maiores seduções da sociedade contemporânea, além do sexo é claro.

Em terceiro lugar, é preciso uma decisão corajosa (Dn 1. 8-12). Decisão assim é fruto de convicção sólida e discernimento espiritual. A convicção que gera discernimento também resulta em decisão corajosa. O profeta fez o que fez por conta do conjunto daquilo que fazia parte de sua vida.  

Decisão corajosa não tem relação com posicionamento tolo nem com fé pueril. Pelo contrário, a decisão corajosa envolve a capacidade de dialogar com o diferente numa cultura avessa à vontade de Deus. Além disso, envolve o exercício da fé naquela que rege a história. Ainda que o contexto seja hostil, a decisão corajosa será tomada por causa de algo nobre, a santidade da vida.

Saiba de uma coisa, Deus não fará aquilo que é nossa responsabilidade, mas também é verdade que Deus fará aquilo que não temos condição de fazer (Dn 1. 8). Tenho desafiado os rapazes e moças que querem se casar.  Digo: assumam a responsabilidade de vocês, e deixem que Deus faça por vocês aquilo que não conseguem fazer, porque o Senhor Deus é o Deus dos impossíveis.

Portanto, o nosso clamor tem sido para que a igreja resista. Igreja, o tempo exige resistência. Não sucumba à sedução do manjar cultural. Deus requer santidade do seu povo.

Por: Rev. Fabio Henrique de Jesus Caetano.
Pastor da IPGII – DF. 

plugins premium WordPress