A resposta da primeira pergunta do breve catecismo de Westminster diz que o fim principal do homem é glorificar a Deus e alegrar-se nele para sempre. Diante deste fato percebemos que o sentido da vida se resume em adorar a Deus e alegrar- se nele.
As pessoas têm buscado o sentido da vida em tantas coisas que são insuficientes para preencher o vazio da alma humana. É como aqueles brinquedos infantis de encaixar, cada um tem o seu formato e encaixe, quando foge do padrão as coisas não se encaixam e não dão certo.
A vida só fará sentido para aqueles que vivem uma vida de adoração a Deus.
O Salmo 134 vem nos lembrar da adoração a Deus como um imperativo. O salmista está convocando a adoração a Deus e certamente se a palavra é um imperativo é porque isso tem sido uma falha.
Vejamos! Por que adorar a Deus?
1º Porque somos a morada de Deus.
Como morada do Espírito Santo de Deus devemos render adoração a Deus. Antes a adoração era feita somente no templo; hoje a adoração é feita em nossa vida, em nossas ações, em nossas volições e em nossas palavras.
Como templos do Espírito Santo, devemos ser o referencial de adoração a Deus no mundo em que vivemos.
Portanto, devemos buscar uma vida que glorifique a Deus em tudo que fazemos.
Paulo disse à igreja de Corinto que em tudo se deve glorificar a Deus, seja comendo, seja bebendo ou fazendo qualquer outra coisa. Essa deve ser nossa forma de viver.
2º Porque Ele é o nosso Criador.
Gênesis 1: 26 a 28 vai nos mostrar que Deus foi quem formou o homem; Deus é o autor de toda criação e como um excelente construtor, arquiteto, Deus criou todas as coisas com um propósito; em sua diversidade toda a criação tem propósitos relacionais diferentes, mas o propósito da criação com o seu Criador é dar Glória a Ele.
O homem foi a criatura que se voltou em rebelião contra o seu Criador ainda em Gênesis ao almejar ser igual a Deus, a criatura quis ser o Criador, mas este foi o maior engano da humanidade.
Essa rebelião da humanidade só a fez cada dia mais se distanciar do Criador e a desprezá-lo conforme o tempo foi passando e hoje há a necessidade do alerta para que a criatura se volte ao Criador.
Cumpra o propósito para qual você foi criado para que a vida tenha sentido; uma vida sem propósito é uma vida sem sentido; então, adore ao Criador!
Concluindo, nós somos casa de Deus porque o Espírito Santo veio habitar em nós, mas isso só aconteceu porque Jesus deu a sua vida por nós e fez de nós habitação.
A criatura, o ser humano estava tão distante de Deus e a rebelião era tamanha com Deus ao ponto de ser impossível a nossa aproximação a Deus, mas Jesus promoveu a reconciliação do homem com Deus quando Ele se entregou na cruz assumindo o nosso lugar e nos levando até o Pai.
Somente através de Jesus somos capazes de sermos casa de Deus, somente através de Jesus podemos adorar ao Criador.
Adore a Deus!
Por: Seminarista Orlando Alves Coutinho Neto