Existem muitas pessoas no mundo passando por lutas extremas, chorando a dor do luto, ou a perda dos bens por catástrofes naturais, ou por ser vítima da violência, ou, quem sabe, por calúnias e injustiças, ou outros motivos. E a pergunta que muitas delas fazem é: onde estava Deus quando isso aconteceu comigo?
Talvez você seja uma dessas pessoas que estão enfrentando alguma luta muito difícil e, possivelmente, a pergunta acima está na sua mente ou já passou por ela em algum momento. A resposta ao nosso sofrimento é que Deus está em seu trono de glória, reinando soberanamente. Mas ele não está alheio ao nosso sofrimento.
A Bíblia nos revela que Deus conhece a nossa dor, porque todas as nossas angústias e sofrimentos foram compartilhados por Cristo, o Filho de Deus, o Deus encarnado. Ele foi humilhado, escarnecido, traído e condenado sem nenhuma culpa. É por causa de Cristo que podemos ter certeza que deus entende nosso sofrimento e tem compaixão de nós. Então, diante dessa verdade consoladora devemos:
Em primeiro lugar, clamar com fé. Um clamor de fé expressa que, apesar do sofrimento, confiamos no Senhor. Um clamor rebelde procura alguém para culpar, mas um clamor de fé procura a solução em Deus. É como aquele pai que tendo o filho em sofrimento por causa da possessão demoníaca, quando indagado por Jesus se ele cria, respondeu: “Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!” (Mc 9.24).
Em segundo lugar, rasgue seu coração diante do Senhor. É muito importante abrirmos para Deus como está nosso coração e o que temos enfrentado. Certamente, ele sabe disso tudo, mas isso é sinal de sua dependência do Senhor. Ao derramarmos nosso coração diante de Deus, refletimos sobre nossa fragilidade e pecaminosidade. Dessa forma, podemos nos achegar diante do trono da graça, pela obra redentiva de Cristo e expor nosso clamor diante do Pai.
Por fim, confie na misericórdia de Deus. Quando clamamos, não o fazemos de forma protocolar. Clamamos a Deus porque sabemos quem ele é e o que ele pode fazer. Ele é o Senhor que destrói muralhas e desbarata exércitos. Ele é o Todo-poderoso que faz infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos. Não adianta clamar sem confiar, não adianta rasgar o coração sem acreditar que Deus renova sua misericórdia todos os dias sobre nós. Então, confie na misericórdia do Senhor e receba dele o fortalecimento e consolo.
A nossa vitória está no Senhor! O nosso refúgio é o Senhor! O nosso consolo vem do Senhor!
Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis