IPGII

Jesus, o Pastor Divino

O salmo 23 é, certamente, o texto, ou um dos textos, mais conhecido e recitado das Escrituras em todo mundo. É um salmo que expressa a confiança no cuidado de Deus. Aqui, Davi usa a figura de um pastor para refletir sobre o cuidado divino. Infelizmente, muitos o recitam como um amuleto, ou com entendimento deturpado, como se Deus fosse nos dar tudo que queremos, mas é justamente o contrário, o salmo mostra que é Deus quem sabe do que precisamos e providenciará para as suas ovelhas o que for necessário.

Deus é o Senhor e é dele o lugar de destaque. Ele é a fonte inesgotável de tudo que precisamos. Ele é o nosso abrigo seguro. Ele é o MEU PASTOR. Aquele que tem Cristo como Senhor de sua vida sabe como é ser cuidado pelo Pastor de nossas almas. A Escritura afirma assim: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim” (Jo 10.14). Mas também é verdade que aos que não creem em Jesus, ainda que achem que o conhecem, a Escritura também diz: “Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas” (Jo 10.26).

O salmista usa a expressão “nada me faltará”. Com certeza Davi não estava achando que seria abastado de tudo que quisesse, a hora que quisesse. Não, ele tinha experiências de fuga no deserto, de lutas em guerras e dissabores no seio familiar. Contudo, Davi também sabia que o Senhor o sustentava em todas essas circunstâncias. Não faltaria o alimento cotidiano, e proteção, mas também não faltaria a disciplina e correção, pois elas fazem parte do cuidado divino.

Neste salmo notamos a nossa dependência do Senhor, quando ele expressa que Ele quem faz-nos repousar, leva-nos para o descanso guia-nos e refrigera-nos a alma. Este é o cuidado que o Senhor Jesus afirma exercer conosco, quando faz o comparativo com o que é mercenário. Este, não se importa com a ovelha, mas Jesus, o pastor divino, dá a vida pelas suas ovelhas.

Em Cristo, podemos descansar, trilhando o caminho da justiça, imputada a nós nele. Mesmo que venhamos a passar pelo vale da sombra da morte, ou seja, aqueles momentos de tribulação intensa, até mesmo com risco de morte, descansamos na promessa bendita que o Senhor está conosco, afugentando os lobos vorazes com seu bordão e direcionando-nos com seu cajado.

O cuidado divino tem o propósito maior de nos levar ao lugar onde desfrutaremos plenamente da nossa vitória. Este lugar é onde seremos recebidos como convidado que recebe todas as honrarias. Neste lugar cearemos com o anfitrião, receberemos a unção do óleo sobre nossa cabeça e festejaremos a vitória do nosso Pastor Supremo. Ali teremos plena convicção de que a bondade e a misericórdia nunca se apartaram de nós. Este lugar é o Senhor, onde habitaremos para todo sempre.

Você crê na verdade que este salmo proclama? Se sim, descanse no cuidado de Jesus, o nosso pastor divino.

Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis

plugins premium WordPress