IPGII

Deus Vê!

As grandes catedrais da Europa demoraram séculos para serem construídas. A construção que menos durou, demorou cerca de 126 anos, muito mais que a vida útil de um homem. Conta-se uma história que um dos marceneiros, demorou semanas esculpindo um passarinho numa viga que serviria como base para o teto e seria coberta pelo forro. O passarinho ficou lindo, cada detalhe das penas na madeira, o bico, os diminutos olhos; tudo fazia que o passarinho fosse admirado. Com tanta beleza um dos colegas perguntou ao caprichoso marceneiro: “Por que você perdeu tanto tempo fazendo uma coisa que ninguém vai ver? Se alguém conseguisse olhar de cima pra baixo, o que é improvável, o teto vai impedir observar o passarinho; se alguém conseguisse olhar desde o piso para o teto o forro vai impedir”. Com uma voz suave e confiante o construtor respondeu: “Eu fiz com a certeza de que Deus vê. Deus vai ver o passarinho!”

Essa é a mesma certeza que temos que ter como igreja de Cristo. Fazer tudo para Ele porque Ele vê. No Livro de Josué, capítulo 4 encontramos uma cena maravilhosa. Nesse texto está registrado o momento em que o povo de Israel atravessou o rio Jordão sob a liderança de Josué, a caminho da Terra Prometida. Após o povo de Israel atravessar o rio Jordão, Josué recebeu a instrução de Deus para que doze homens, um de cada tribo de Israel, pegassem uma pedra do meio do rio Jordão, do lugar onde os sacerdotes ficaram parados enquanto a arca da aliança estava no rio. Essas pedras serviriam como um sinal para as futuras gerações, lembrando a todos o milagre que Deus fez ao secar as águas do Jordão para permitir a passagem segura do povo de Israel.

Assim como aquelas pedras do Jordão serviriam de constante lembrança da fidelidade de Deus para as futuras gerações, nestes 45 anos de história, qual ou quais eventos podemos escolher que sirvam como memorial das inúmeras vezes em que fomos guiados pelas águas turbulentas e vimos Deus abrir caminhos onde parecia não haver nenhuma saída?

As nossas vidas são a Catedral do Deus vivo. Nas Institutas, Calvino registrou: “Onde quer que vejamos a Palavra de Deus pregada e ouvida, e os sacramentos administrados de acordo com a instituição de Cristo, ali, não é de se duvidar, está uma igreja de Deus.” Que alegria fazer parte dessa visão celestial: o Corpo de Cristo. O que estamos fazendo como famílias para lembrar aos nossos filhos, cônjuge, amigos, parentes… que Deus vê? Ele vê como o Adoramos em família. Ele vê como a equipe docente se prepara e cuida da Edificação da Igreja através dos programas de Escola Bíblica Dominical e Pequenos Grupos. Vê como aproveitamos as oportunidades que Ele nos dá para Evangelizar aos colegas de trabalho, aos vizinhos, aos coleguinhas da escola. Ele vê a forma como Acolhemos e amamos ao povo. 

“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp 1:6). Nossa missão não termina aqui; pelo contrário, continua com renovado vigor e propósito. Continuemos servindo ao Deus que vê e celebremos a sua Fidelidade nestes 45 anos.

Por: Sem. Ronelx Aguilar Villavicencio

plugins premium WordPress