IPGII

Cristãos Que Resistem à Sedução Cultural

Fica claro que o cristão faz parte da sociedade. Ele é enviado ao mundo como testemunha do Rei da glória, mas é um indivíduo pertencente a mesma. O cristão é chamado para representar o reino invisível de Deus, o qual ganha visibilidade por intermédio daquilo que faz e fala. Sua postura e sua ação fazem com que o reino de justiça, santidade e amor seja percebido.

Porém, durante a execução da sua missão, o cristão precisa assumir uma postura de resistência à sedução cultural. Não deve haver espaço para o relativismo moral nem doutrinário. Ética e convicção teológica não podem se divorciar. É preciso que haja firmeza, porque só assim é possível viver uma vida que agrada ao Senhor Deus.

Entenda bem, à sedução cultural é algo que ocorre o tempo todo. A sociedade não é cristianizada. Ela é alienada e avessa à vontade do Senhor. Por isso mesmo o cristão é assediado o tempo todo pelos banquetes da cultural. De sorte que a possibilidade de contaminação é grande. Por isso, temos dito que é preciso ter espírito de resistência.

Daí é preciso ter convicção sólida, discernimento espiritual e coragem para tomar decisão, pois o preço pode ser muito alto. Sendo assim, urge a necessidade de perguntar: quem são as pessoas que resistem à sedução cultural? Como identificar os cristãos que resistem? Quais são as suas insígnias? O que eles valorizam?

Em primeiro lugar, são pessoas profundamente comprometidas com o Senhor da história. Mesmo quando a situação é embaraçosa, elas sabem quem de fato governa a história. Por isso, estão comprometidas com a missão em dizer entre as nações: “Reino o SENHOR” (Sl 96. 10).

Os cristãos que resistem são pessoas não duvidam do governo absoluto do Senhor Deus. Sabem que nada encontra-se fora do seu soberano, gracioso e providente controle. A fé delas e a obediência delas estão amalgamadas. O que falam e fazem são inseparáveis.

Em segundo lugar, são pessoas profundamente comprometidas com as Escrituras. Para tais pessoas: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2Tm 3. 16, 17).

Queridos, pessoas assim creem na inspiração, na autoridade, na inerrância e na confiabilidade da Palavra de Deus. Elas sabem que são as Escrituras que fornecem os valores do Reino de Deus para vida seja vivida numa sociedade pagã. Por isso, suas decisões são guiadas pelo ensino da Escritura, não pela direção do ventre.

Em terceiro lugar, são pessoas profundamente comprometidas com o Senhor Jesus. Elas confessam com entusiasmo, dizendo: “[…] para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele” (1Co 8. 6).

Pessoas assim não tem receio de confessar o Senhorio de Cristo, pelo contrário, assumem o compromisso com o Senhor em todas as dimensões da vida. Elas estão cativas ao senhorio do Senhor Jesus na cultura de muitos deuses. Dizem vigorosamente: Jesus Cristo é o Senhor. Por isso, não se permitem se capituladas pela sedução cultural.

Em quarto lugar, são pessoas comprometidas com a igreja local. São pessoas que creram na pessoa e obra redentiva do Senhor Jesus, que tiveram a experiência do arrependimento para a vida, o que culminou com o batismo (At 2. 37-41). Pelo batismo são identificadas com um povo. Daí os laços fraternos são fortalecidos por causa dos laços da cruz de Cristo. Pessoas comprometidas que amam a igreja visível que se reúne numa localidade.

Sabem que na igreja visível são forjadas e preparadas umas pelas outras para cumprir o seu papel na sociedade. Pessoas assim tanto contribuem com o crescimento daqueles que pertencem ao corpo quanto são preparadas para o serviço cristão na igreja local. São pessoas assim que resistem à sedução cultural, porque também nutrem um verdadeiro amor pela comunidade na qual congregam, pois ali recebem instrução, e promovem a edificação uns dos outros para resistir à sedução cultural.

Quem são as pessoas que resistem a atual sedução cultural? Vimos que são pessoas devidamente comprometidas. São comprometidas com o Senhor da história, com as Escrituras, com o Senhorio do Senhor Jesus e com a igreja local. Pessoas assim, não sucumbirão jamais à sedução do manjar cultural. Você se enquadra no referido grupo de pessoas? Você tem tais compromissos? Que o Senhor forje o nosso coração para seja comprometido, pois somente assim resistiremos à sedução cultural.

Por: Rev. Fabio Henrique de Jesus Caetano.
Pastor da IPGII – DF.

plugins premium WordPress