Crentes, temos o privilégio de servir a Deus. Fomos chamados e somos capacitados por Deus para fazer a obra que ele nos tem confiado.
Infelizmente, muitos estão se escondendo do serviço. Outros, ainda estão esperando saber em que área podem atuar e perdem a oportunidade de servir já. Outros ainda procuram algo que lhes dê destaque. Outros, alegam cansaço por estarem sobrecarregados com muitas atividades.
A história relatada em Êxodo 4, mostra o chamado de Deus a Moisés e como este tentou de várias formas se desviar da responsabilidade que o Senhor estava dando-lhe. Tudo isso por medo.
Vejamos alguns desses temores e como nós também os revelamos:
Deixamos de fazer o que Deus tem nos chamado com medo do que os outros vão pensar. Certamente, haverá aqueles que não fazem nada e ainda farão juízo dos que estão fazendo. Contudo, isso não é motivo para perdermos o privilégio de servir ao Senhor com alegria. Além disso, se alguém acha que somos incapazes de fazer a obra, de um certo modo estão certos. Porque a nossa capacidade não está especificamente em nós, mas em Deus.
Deixamos de servir ao Senhor com medo do que os outros possam falar. Moisés revelou este medo e não somos diferentes. Quando ouvimos críticas, nossa tendência imediata é desanimar. Nós bem sabemos quantas críticas Moisés recebeu, quantas vezes seu ministério foi afrontado. O que levou Moisés a não sucumbir? Ele sabia quem servia e a obra que estava confiada a ele. Este é o caminho que devemos trilhar. Olhar para o Senhor da obra e servi-lo com todo zelo e temor.
Deixamos de servir a Deus com medo de nós mesmos. Frequentemente as pessoas perdem a oportunidade de servir, porque olham para si mesmas e se acham insuficientes. Se você se vê como alguém incapaz, você está completamente certo. Mais do que nós mesmos, Deus sabe das nossas limitações e, mesmo assim, ele nos dá dons e talentos para servi-lo. Nossos recursos são limitados e ainda temos o pecado que busca tirar o nosso foco de fazer tudo para a glória de Deus. Mesmo assim, o Senhor revela nossa fraqueza, mostra nossa dependência dele e nos usa como lhe apraz.
Não deixe que o medo faça você perder a oportunidade de servir a Deus. Ele é quem nos dá os recursos para que o glorifiquemos, basta pedirmos a ele. Não desanime com as críticas, mas dê ouvidos àquele que vos chamou para fazer a obra. Que o Senhor nos abençoe e nos ajude a trabalhar na sua obra como servos fiéis.
Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis