IPGII

Invista na Vida Espiritual de Sua Família

Todos sabemos quão desafiador é fazer com que a família cresça na vida espiritual. Porém, se queremos uma família saudável, então precisamos investir na vida espiritual de nossa família. Todavia, precisamos compreender que investir na família envolve muito trabalho, é uma questão de prioridade e exige muita disciplina. Por isso, às vezes não vemos progresso, porque queremos nos eximir da nossa responsabilidade.

Além disso, somos pródigos em justificativas do porquê não temos tempo para nos dedicarmos. Dizemos que nossa agenda está bastante congestionada. Na verdade, não damos atenção merecida porque temos outras prioridades.  Temos toda sorte de coisa para fazer, e isso, coloca o investimento da família para um segundo plano. Sabemos que algumas coisas são urgentes, outras, porém, talvez a maioria, são fúteis.

Além do mais, a questão da disciplina é algo que não faz parte de nosso cultivo. Todavia, aqui vão três dicas para aqueles que querem investir na vida espiritual da família. As dicas são encontradas na dinâmica da vida do patriarca Jó (Jó 1. 5). Investir na vida espiritual da família envolve três coisas imprescindíveis:

Primeiro, envolve trabalho (Jó 1. 5). O texto diz que: “[..] chamava Jó a seus filhos e os santificava […] e oferecia holocaustos o número de todos eles”. Note que o patriarca tinha uma dinâmica que envolvia muito trabalho, assim como muita dedicação. Jó focava sua atenção no todo, mas também no particular.

Portanto, não se engane, investir na vida família é trabalhoso sim. Saiba que para contribuir com a santificação da sua família você terá que trabalhar de modo diligente. O êxito será conseguido com muito esforço. Sendo assim é preciso que haja muita dedicação e trabalho

Segundo, envolve prioridade (Jó . 1. 5). Diz a Escritura que Jó: “[…] levantava-se de madrugada”. Jó era um homem super ocupado. Todavia, o cuidado da vida de sua família era prioridade número um, tudo mais vinha depois. A santificação da família era algo prioritário na agenda do patriarca.

Não tenho dúvida de que, por toda parte, o exercício da liderança espiritual está em crise. Às vezes é por causa da ausência do ser antes do fazer, mas, outras vezes é por causa de outras prioridades. Penso que a principal razão da crise é a prioridade que damos as coisas em detrimento do investimento da nossa família.

Terceiro, envolve disciplina (Jó 1. 5). “Assim o fazia Jó continuamente”. Jó havia incorporado em sua agenda o princípio da disciplina. Sabia que era preciso manter uma constância naquilo que realmente importa. Por isso, continuamente aplicava as mesmas práticas espirituais. Ao invés de taxar como algo enfadonho, Jó sabia que aquilo era eficiente.

Igreja, o mundo não tira férias. O diabo não descansa. A família é o seu alvo constante. Existe uma conspiração maligna contra a família. Por isso, seja constante naquilo que realmente importa, como Jó o foi (Jó 1. 5). Continuidade é uma marca daquele que aprendeu o valor da disciplina.

Você sabe que quando algo é muito importante, então disciplinarmente perseveramos. Quando algo é muito importante, então persistimos. Eu pergunto: a santidade da nossa família é importante? Se sim, então sejamos constantes naquilo que realmente importa (Jó 1. 5).

Se queremos investir em nossa família, então precisamos trabalhar com afinco, precisamos colocá-la como nosso alvo prioritário e precisamos exercer disciplinarmente práticas espirituais constantes. Portanto, invistamos agora em nossa família, antes que seja tarde demais. Que o Senhor Deus nos ajude a investir em nossa família, em o nome do Senhor Jesus!

Por: Rev. Fabio Henrique de Jesus Caetano.
Pastor da IPGII – DF.

plugins premium WordPress