As pessoas dominadas pelas coisas deste mundo buscam incessantemente alegria, mas não a encontram. Vão de um relacionamento para outro, de um bar para o outro, de uma devassidão para outra, de uma festa para a outra, procurando qual o melhor caminho para a alegria. Cada coisa deste mundo que os atrai lhes faz a promessa: “Só em mim você pode ter alegria”. Porém, essa alegria prometida gera apenas decepção. Mesmo assim, os ímpios não param de procurar hoje a alegria naquilo que os enganou ontem.
Entretanto, andando no caminho contrário, alguns crentes não conseguem desfrutar da alegria, mesmo neste mundo caído. Parece que foram ensinados que a vida com Cristo é uma vida de sofrimento e melancolia. Concluem que ter alegria num mundo pecador é praticamente um tipo de iniquidade.
A verdade é que o cristão não pode ser contra a alegria, pelo contrário, o cristão possui o motivo maior de toda alegria, Jesus Cristo. João Calvino expressou que o cristão que não desfruta com alegria daquilo que Deus lhe deu para o seu prazer é ingrato para com seu Criador. Ter o prazer como alvo de nossas vidas é pecaminoso, isso é hedonismo. Contudo, a verdade que o nosso Deus nos ensina em sua Palavra é que Jesus é o nosso prazer e alegria.
A alegria é um dever do crente. Paulo ordena a igreja de Filipos a se alegrar: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Fp 4.4). A nossa alegria não tem origem nas coisas carnais. É uma alegria inteligente, constante, firmada no próprio Deus. Cada doutrina do evangelho, quando aprendida verdadeiramente, deve provocar em nós louvor e satisfação. Isso é algo que as pessoas deste mundo não conhecem e não podem desfrutar e, infelizmente, muitos cristãos não estão desfrutando.
A alegria em Jesus nos faz subir mais alto, bem acima das coisas deste mundo. A Escritura destaca isso: “A alegria do Senhor é a nossa força” (Ne 8.10). A alegria em Jesus é plena porque por meio dele nos é tirado o fardo da culpa e derramado sobre nós a paz. Cristo remove o terror da morte que aflige a alma daqueles que estão sob condenação. A alegria em Jesus é algo constante porque temos o fruto do Espírito Santo que habita em nós.
Portanto, para que possamos manter sempre a nossa alegria faz-se necessário negarmos a nós mesmos, vigiar permanentemente contra as tentações, ter uma vida de oração, beber frequentemente da Fonte de águas vivas e dedicarmo-nos totalmente a razão de toda alegria, o Senhor Jesus.
Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis