IPGII

Quem Está no Controle da Sua Vida?

Estamos nos primeiros dias do ano de 2024. Certamente você já tem buscado realizar algum ou alguns dos seus planos para o ano. Entretanto, a pergunta que faço a você é: como você tem tentado realizar seus projetos? Se você responder a pergunta do título deste texto terá a resposta para esta pergunta agora. A decisão de quem vai estar à frente do que fazemos é fundamental.

Todos nós temos decisões todos os dias a tomar, algumas simples outras mais complexas, mas todos os dias tomamos decisões. Não há nada de errado em fazer planos, na realidade isso é comum e saudável. Também não há nada de errado em tomar decisões, isso faz parte da vida enquanto aqui estivermos.

Muitos sonhos e projetos, muitas resoluções e decisões são tomadas por nós sem qualquer preocupação quanto à vontade de Deus. Fazemos tudo conforme nossa própria capacidade intelectual permite, ou como a nossa força suporta, como se fôssemos o próprio centro da nossa existência. Sem levarmos em conta muitas vezes que dependemos de Deus, que é ele quem nos dá a direção correta para tudo em nossa vida. Um exemplo claro disso é Davi, que estando em perigo, sendo perseguido por Saul, encurralado na cidade de Queila, ainda consulta ao Senhor se era para ele e seus homens saírem daquele lugar (1 Sm 23.1-14). Com certeza eu e você não pensaríamos duas vezes em fugir, sem consultar o Senhor.

Duas coisas, entretanto, precisam ser aprendidas por nós, para que tenhamos a direção correta, vinda do Altíssimo:

1 – A Instabilidade da Vida – A Palavra do Senhor compara a nossa vida com uma nuvem, um vapor, ou ainda, um breve pensamento. E por causa da brevidade da vida é necessário que entendamos que nossos sonhos e planos são frágeis. Assim como a vida é breve, ela também é insegura, não temos como garantir nossa vida por mais cinco minutos que seja. Podemos usufruir dos recursos humanos para a saúde, estabilidade financeira, para a diversão, mas essas coisas também são inseguras. Por isso, diante da instabilidade e insegurança da nossa vida, não podemos confiar nas coisas que planejamos.

2 – A Vontade Soberana de Deus – Há, porém, alguém Forte e Todo-Poderoso, em quem podemos confiar e nos sentir seguros, o nosso Deus. A Escritura nos diz que: 1) Ele é o Autor da vida, ele nos criou e sabe quem somos e do que precisamos; 2) Ele é o Preservador da vida, é Ele quem nos sustenta, nos dá força, nos dá saúde, abençoa nossa família, quem abre e fecha portas conforme sua vontade, sua companhia e proteção é real; 3) Ele é o Senhor da vida, aqueles que acham que dirigem suas próprias vidas perderam a noção de quem é o Senhor, o Soberano sobre tudo e todos.

Precisamos entregar nossas vidas nas mãos do Senhor, é ele quem tem o controle de tudo. Podemos planejar, mas sem esquecer que o mais importante não é o que planejamos, mas o que Deus preparou para nós. Quando nos concentramos no que queremos, sem levar em conta o que Deus quer, somos afligidos pela frustração e ansiedade. Quando planejamos, entregando tudo ao Senhor, ainda que alguma coisa não aconteça conforme o planejado, nos alegramos naquele que dirige e governa nossa vida e planos. Não podemos deixar que a nossa arrogância nos faça ignorar a vontade de Deus.

Que o Senhor nos abençoe!

Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis

plugins premium WordPress